468x60 Ads

Como será o seu próximo celular; tendências e inovações que vieram para ficar


Como será o seu próximo celular; tendências e inovações que vieram para ficar


A era dos smartphones está passando por uma grande transição. O ano de 2012, sem dúvidas, mostrou que o mercado está mais solido e com um novo foco: o refinamento. Já não importa tanto quem é o mais fino ou o maior (há pouco tempo buscava-se o "menor", inclusive). Busca-se agora o "como fazer melhor". Mais prático, mais rápido, mais resistente, mais intenso, mais econômico.
Tais características estão bem presentes nos lançamentos do ano: Galaxy S3, iPhone 5, Lumia 920, Motorola Razr HD Maxx,... Graças a eles já é possível ter uma noção daquilo que norteará a criação dos telefones celulares nos próximos anos. Daquilo que deve começar a ser implementado em modelos mais baratos, até. Por isso, mesmo sem saber qual aparelho você vai comprar, ou mesmo com qual plataforma ele deve operar, já é possível afirmar que o seu próximo smartphone vai…

…ter uma tela impressionante
Antigamente a moda era ter o celular mais portátil possível. Hoje, a tendência é o display ser grande, com no mínimo quatro polegadas, de alta definição (HD), sensibilidade ainda maior ao toque e resistência à poeira, água, arranhões e tudo mais.
O Samsung Galaxy S3 é um bom exemplo disso. Ele possui tela de 4,7 polegadas com a tecnologia Super AMOLED HD, que produz cores vivas e brilhantes. Outros aparelhos como o Razr HD Maxx, o iPhone 5 e o Lumia 920 já têm também as suas próprias “super telas”. As tecnologias utilizadas são diferentes, as dimensões idem, porém os conceitos são os mesmos: tamanho, qualidade e resistência.

…ser tão resistente quanto os velhos Nokias
Por falar em resistência, este é mais um ponto que será investido. Foi-se o tempo em que qualquer queda estragava a tela touchscreen ou deixava o smartphone todo arranhado. Cada vez mais as empresas investem para tornar seus telefones à prova de tombos, poeira e até mesmo de líquido. Quem não evoluir neste quesito, certamente ficará para trás no mercado.
Nas telas, o Gorilla Glass é o material mais utilizado. No corpo, existe até quem coloque fibras de Kevlar, as mesmas usadas em coletes à prova de bala. Todos os novos integrantes da linha Razr, da Motorola, por exemplo, possuem as duas características. E a tendência é de que isso se propague, deixando os gadgets tão resistentes quanto aqueles bons e velhos Nokias do início dos anos 2000.

…aposentar as câmeras compactas
Câmera VGA? Imagens borradas e sem nenhuma qualidade? Esqueça. As inovações em tecnologias de fotografia e vídeo estão entre as principais do ramo dos smarpthones. As febres do momento são as redes sociais e, com elas, cresceu a necessidade de se ter uma boa máquina no telefone celular para compartilhar fotos e filmagens com os amigos. Por isso, é cada vez mais comum ver lentes mais potentes nos smarts.
O Nokia PureView 808, por exemplo, tem lente Carl Zeiss com 41 megapixels. Mas não é somente na resolução que as empresas investem: as funções embutidas e a qualidade da imagem viraram prioridade. O iPhone 5, por exemplo, vem com o modo de foto panorâmica e um modo de luz dinâmica. Detectores faciais, estabilizadores de imagem e, claro, gravação de vídeos em HD são outros “must haves” das máquinas dos novos smartphones.

…ser sustentável
A sustentabilidade e a economia estão entre as principais preocupações das gigantes da tecnologia. Desenvolver aparelhos high-tech sem agredir o meio ambiente e consumindo o mínimo de energia possível é uma tarefa que parecia impossível há certo tempo, mas que agora se tornou comum. Ou deveria ter se tornado.
Quem mais se destacou nesta área no ano de 2012 foi o Xperia P, da Sony, primeiro do mundo com a tecnologia WhiteMagic, que aumenta o brilho da tela reduzindo o consumo de energia em até 50%. Ações como estas estão deixando de ser raridades para virarem “rotina”. Bom para o ambiente e para os consumidores, não?

…se comunicar com tudo
Bluetooth, WiFi, 4G, NFC, Cloud… Você com certeza já ouviu falar em nomes como estes, não é? E vai continuar ouvindo por muito tempo: a conectividade e a convergência são detalhes fundamentais na Era dos Smartphones. É importante estar conectado e se comunicando com tudo, seja qual for a plataforma ou a tecnologia.
Seja para compartilhar arquivos, fazer backup de dados, se comunicar ou realizar pagamentos, o que mais se espera dos próximos celulares é que eles funcionem não mais sozinhos, mas em conjuntos com outros aparelhos: videogames, televisores, reprodutores de mídia, tablets, computadores.

…ser tão rápido quanto suas vontades
Para fazer tudo isso de maneira satisfatória, é preciso de velocidade. Os processadores estão evoluindo justamente por isso. O A6 do iPhone 5, por exemplo, realiza as tarefas mais básicas e tem um rendimento geral duas vezes mais veloz do que o de seu antecessor. A tendência é de que, a cada ano, estes aumentos sejam ainda mais significativos. Afinal, o ritmo da sociedade atual pede isso.
Além de se estar conectado a tudo, é preciso estar disponível a todo momento e com capacidade de interagir rápido. A aplicação da tecnologia 4G, que deve ser implantada no Brasil a partir de 2013, é uma prova disso. Ela torna a Internet móvel bem mais rápida, tanto para executivos e seus negócios como para crianças e seus entretenimentos. Afinal, de que adianta tela HD se, na rua, você não consegue assistir um vídeo com essa qualidade?
Portanto, performance, conectividade e velocidade podem ser considerados os pilares da nova geração de “telefones celulares inteligentes”. Afinal, a sociedade atual exige pessoas sempre conectadas, realizando múltiplas tarefas ao mesmo tempo e com eficiência. E os smartphones destas pessoas não podem ser diferentes. Até porque eles são os grandes companheiros que elas têm durante boa parte das 24 horas do dia.



Créditos: TechTudo.com






0 comentários:

Postar um comentário